Ensino à Distância

Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional

15 Meses - 1088 horas

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A partir de R$ 120,00 / mês

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Proposta do Curso

O Programa de Especialização Docente com ênfase em Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional oferta aos profissionais da Educação a apropriação de conteúdos específicos ao tema, elucidando a condução didática para atuação na prática pedagógica em classes de Alfabetização e Letramento. Trabalha os principais fatores da dificuldade de aprendizagem e como a psicopedagogia pode ajudar nesses casos.

Duração: 15 Meses

Carga Horária: 1088 horas

Mensalidade: A partir de R$ 120,00 / mês

Objetivo do Curso

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais da educação para uma atuação mais eficaz nas instituições de ensino voltada a Alfabetização com ênfase em Letramento, a partir do aperfeiçoamento de competências e habilidades como forma de desenvolvimento profissional e pessoal. Ajudar o profissional a identificar dificuldades de aprendizagem nos alunos e entender como a psicopedagogia pode atuar em busca da aquisição da aprendizagem.

Público-Alvo

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Matriz Curricular

Didática do ensino superior

Nº de Aulas: 10 - Carga Horária: 48 horas

Dificuldades de Aprendizagem

Nº de Aulas: 15 - Carga Horária: 77 horas

Formação docente para a diversidade

Nº de Aulas: 10 - Carga Horária: 47 horas

Fundamentos teóricos do pensamento matemático

Nº de Aulas: 19 - Carga Horária: 86 horas

Fundamentos teóricos e metodológicos da alfabetização

Nº de Aulas: 11 - Carga Horária: 39 horas

Intervenção psicopedagógica na escola

Nº de Aulas: 15 - Carga Horária: 72 horas

Introdução à Psicopedagogia

Nº de Aulas: 6 - Carga Horária: 23 horas

Legislação Educacional

Nº de Aulas: 10 - Carga Horária: 49 horas

Letramento no Brasil

Nº de Aulas: 10 - Carga Horária: 51 horas

Linguagem e Pensamento

Nº de Aulas: 10 - Carga Horária: 47 horas

Literatura, leitura e aprendizagem

Nº de Aulas: 18 - Carga Horária: 76 horas

Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico

Nº de Aulas: 12 - Carga Horária: 46 horas

Múltiplas competências para os profissionais da educação

Nº de Aulas: 10 - Carga Horária: 50 horas

Prática educativa da língua portuguesa na educação infantil

Nº de Aulas: 10 - Carga Horária: 36 horas

Profissão docente

Nº de Aulas: 8 - Carga Horária: 42 horas

Projetos Interdisciplinares

Nº de Aulas: 12 - Carga Horária: 42 horas

Psicologia do desenvolvimento

Nº de Aulas: 20 - Carga Horária: 85 horas

Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional

Nº de Aulas: 15 - Carga Horária: 42 horas

Professores por Disciplina

Currículo estruturado: implementação de programas pedagógicos

Ida Regina Moro M. de Mendonça - Doutorado em Educação

Didática do ensino superior

Jane Rangel Alves Barbosa - Doutorado em Filosofia

Dificuldades de Aprendizagem

José Raimundo Facion - Pós-Doutorado em Psicologia

Formação docente para a diversidade

Tania Mara Fantinato - Mestrado em Engenharia da Produção

Fundamentos teóricos do pensamento matemático

Magna Natália Marin Pires - Doutorado em Ciências e Educação Matemática

Fundamentos teóricos e metodológicos da alfabetização

Maria Auxiliadora Cavazotti - Pós-doutorado em Filosofia e História da Educação

Intervenção psicopedagógica na escola

Mari Ângela Calderari Oliveira - Mestre em Educação

Introdução à Psicopedagogia

Margarete Terezinha de Andrade Costa - Mestre em Educação

Legislação Educacional

Priscila Chupil - Mestre em Educação

Letramento no Brasil

Luiz Percival Leme de Britto - Doutorado em Linguística

Linguagem e Pensamento

Claudia Rosa Riolfi - Pós-doutorado em Linguística e Educação

Literatura, leitura e aprendizagem

Marta Morais da Costa - Doutorado em Literatura Brasileira

Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico

Karime Smaka - Mestre em Educação

Múltiplas competências para os profissionais da educação

Josemary Morastoni - Doutorado em Educação

Prática educativa da língua portuguesa na educação infantil

Patrícia Corsino - Doutorado em Educação

Profissão docente

Luiz Fernando Rankel - Mestrado em História

Projetos Interdisciplinares

Elisa dos Santos Vanti - Doutorado em Educação

Psicogênese das linguagens oral e escrita: subsídios para alfabetização e letramento

Ana Paula Berberian Vieira da Silva - Pós-doutorado em História

Psicologia do desenvolvimento

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula - Doutorado em Educação

Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional

Dayse Carla Genero Serra - Doutorado em Psicologia Clínica

Certificado

FMB

Entregue após a aprovação em todas as disciplinas;
Certificado de pós-graduação lato sensu;
Mesmas especificações dos certificados de MBA presencial da Faculdade FMB.

MEC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

A FMB Online traz cursos de Pós-Graduação de grandes instituições pelo Brasil. Todas atendem à Resolução N° 1, de 8 de junho de 2007 do Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação (MEC) referente aos cursos de Pós-graduação.

Art. 1° Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos por instituições de educação superior devidamente credenciadas independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto nesta Resolução. § 1° Incluem-se na categoria de curso de pós-graduação lato sensu aqueles cuja equivalência se ajuste aos termos desta Resolução. § 2° Excluem-se desta Resolução os cursos de pós-graduação denominados de aperfeiçoamento e outros. § 3° Os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados sem cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino. § 4° As instituições especialmente credenciadas para atuar nesse nível educacional poderão ofertar cursos de especialização, única e exclusivamente, na área do saber e no endereço definido no ato de seu credenciamento, atendido ao disposto nesta Resolução.

(*) Resolução CNE/CES 1/2007. Diário Oficial da União, Brasília, 8 de junho de 2007, Seção 1, pág. 9

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