Ensino à Distância

Educação Especial e Inclusiva Com Ênfase Em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa

6, 8 ou 15 meses - 750 horas

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A partir de R$ 120,00 / mês

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Proposta do Curso

O Programa de Especialização Docente em Educação Especial com ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa é destinado à preparação do profissional docente visando ao desenvolvimento de estratégias metodológicas que restauram as funções humanas por meio de produtos assistivos e comunicação alternativa.

Duração: 6, 8 ou 15 meses

Carga Horária: 750 horas

Mensalidade: A partir de R$ 120,00 / mês

Objetivo do Curso

O curso tem como objetivo propiciar conhecimentos teóricos e metodológicos para os profissionais docentes que atuam em salas de aula comuns das escolas regulares e no Atendimento Educacional Especializado, de maneira que se apropriem da utilização das tecnologias assistivas visando à participação social e autonomia das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Público-Alvo

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Matriz Curricular

Comunicação Alternativa

Nº de Aulas: 8 - Carga Horária: 120 horas

Deficiência intelectual, física e psicomotora

Nº de Aulas: 8 - Carga Horária: 56 horas

Deficiência visual com ênfase em braille

Nº de Aulas: 10 - Carga Horária: 52 horas

Estudar e Aprender a Distância

Nº de Aulas: 5 - Carga Horária: 30 horas

Formação docente para a diversidade

Nº de Aulas: 10 - Carga Horária: 60 horas

Fundamentos da educação especial

Nº de Aulas: 9 - Carga Horária: 43 horas

Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico

Nº de Aulas: 12 - Carga Horária: 57 horas

Metodologia do ensino da educação especial

Nº de Aulas: 10 - Carga Horária: 51 horas

Novos Caminhos para Profissionais da Educação

Nº de Aulas: 10 - Carga Horária: 75 horas

Tecnologia Assistiva

Nº de Aulas: 7 - Carga Horária: 120 horas

Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades

Nº de Aulas: 8 - Carga Horária: 38 horas

Professores por Disciplina

Comunicação Alternativa

Irene Carmen Piconi Prestes - Mestre em Educação

Deficiência intelectual, física e psicomotora

Marcia Siécola - Mestre em Educação

Deficiência visual com ênfase em braille

Carlos Frederico - Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento

Desenvolvimento e aprendizagem de alunos surdos: cognitivo, afetivo e social

Cláudia Mara Padilha Mainieri - Especialista em Educação Especial

Estudar e Aprender a Distância

Andreza Regina Lopes da Silva - Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Formação docente para a diversidade

Margarete Terezinha Andrade Costa - Mestrado em Educação

Fundamentos da educação especial

Irene Carmen Piconi Prestes - Mestre em Educação

Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico

Claudio Kleina - Mestre em Educação

Metodologia do ensino da educação especial

Margarete Terezinha Andrade Costa - Mestrado em Educação

Novos Caminhos para Profissionais da Educação

Rodrigo Vinícius Sartori - Mestrado em Engenharia da Produção

Tecnologia Assistiva

Irene Carmen Piconi Prestes - Mestre em Educação

Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades

Ana Regina Caminha Braga - Mestrado em Educação

Certificado

FMB

Entregue após a aprovação em todas as disciplinas;
Certificado de pós-graduação lato sensu;
Mesmas especificações dos certificados de MBA presencial da Faculdade FMB.

MEC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

A FMB Online traz cursos de Pós-Graduação de grandes instituições pelo Brasil. Todas atendem à Resolução N° 1, de 8 de junho de 2007 do Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação (MEC) referente aos cursos de Pós-graduação.

Art. 1° Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos por instituições de educação superior devidamente credenciadas independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto nesta Resolução. § 1° Incluem-se na categoria de curso de pós-graduação lato sensu aqueles cuja equivalência se ajuste aos termos desta Resolução. § 2° Excluem-se desta Resolução os cursos de pós-graduação denominados de aperfeiçoamento e outros. § 3° Os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados sem cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino. § 4° As instituições especialmente credenciadas para atuar nesse nível educacional poderão ofertar cursos de especialização, única e exclusivamente, na área do saber e no endereço definido no ato de seu credenciamento, atendido ao disposto nesta Resolução.

(*) Resolução CNE/CES 1/2007. Diário Oficial da União, Brasília, 8 de junho de 2007, Seção 1, pág. 9

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