Ensino à Distância

Tutoria em Educação a Distância

6, 8 ou 15 meses - 676 horas

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A partir de R$ 120,00 / mês

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Proposta do Curso

O Programa de Especialização Docente em Tutoria em Educação a Distância visa capacitar profissionais de todas as áreas que queiram trabalhar com educação à distância, mas sobretudo educadores que já estejam inseridos no contexto educacional EAD. O curso propõe o estudo das metodologias específicas da modalidade EAD, e visa desenvolver competências e habilidades para a prática da tutoria, comunicação e informação, legislação, metodologias de educação a distância e a atuação no contexto da diversidade.

Duração: 6, 8 ou 15 meses

Carga Horária: 676 horas

Mensalidade: A partir de R$ 120,00 / mês

Objetivo do Curso

O curso possibilitará formar tutores de Educação a Distância (EAD) com base numa perspectiva construtivista e sistemática de avaliação para esta modalidade. Ademais, o curso pretende capacitar profissionais para atuação prática em instituições de ensino superior que ministram cursos nessa modalidade.

Público-Alvo

Profissionais inseridos no contexto educacional EAD, educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Matriz Curricular

Aprendizagem na Modalidade de Educação a Distância*

Nº de Aulas: 10 - Carga Horária: 80 horas

Atuação da Tutoria na Educação a Distância

Nº de Aulas: 8 - Carga Horária: 80 horas

Cenários e modalidades da EAD

Nº de Aulas: 10 - Carga Horária: 77 horas

Docência no ensino superior

Nº de Aulas: 10 - Carga Horária: 57 horas

Estudar e Aprender à Distância

Nº de Aulas: 5 - Carga Horária: 30 horas

Formação docente para a diversidade

Nº de Aulas: 10 - Carga Horária: 60 horas

Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico

Nº de Aulas: 12 - Carga Horária: 57 horas

Novas Linguagens e Tecnologias Educacionais

Nº de Aulas: 8 - Carga Horária: 80 horas

Novos Caminhos para Profissionais da Educação

Nº de Aulas: 10 - Carga Horária: 75 horas

Regulamentação e Políticas em Educação a Distância

Nº de Aulas: 10 - Carga Horária: 80 horas

Professores por Disciplina

Aprendizagem na Modalidade de Educação a Distância*

Izabel Rego de Andrade - Doutorado em Linguística

Atuação da Tutoria na Educação a Distância

Juliana Bordinhão Diana - Mestrado em Engenharia e Gestão do conhecimento

Cenários e modalidades da EAD

Antonio Simão Neto - Mestrado em Educação

Docência no ensino superior

Maria Heloísa Aguiar da Silva - Doutorado em Educação

Estudar e Aprender à Distância

Andreza Regina Lopes da Silva - Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Formação docente para a diversidade

Margarete Terezinha Andrade Costa - Mestrado em Educação

Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico

Claudio Kleina - Mestre em Educação

Novas Linguagens e Tecnologias Educacionais

Rodrigo Vinícius Sartori - Mestrado em Engenharia da Produção

Novos Caminhos para Profissionais da Educação

Rodrigo Vinícius Sartori - Mestrado em Engenharia da Produção

Regulamentação e Políticas em Educação a Distância

Andreza Regina Lopes da Silva - Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Certificado

FMB

Entregue após a aprovação em todas as disciplinas;
Certificado de pós-graduação lato sensu;
Mesmas especificações dos certificados de MBA presencial da Faculdade FMB.

MEC

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

A FMB Online traz cursos de Pós-Graduação de grandes instituições pelo Brasil. Todas atendem à Resolução N° 1, de 8 de junho de 2007 do Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação (MEC) referente aos cursos de Pós-graduação.

Art. 1° Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos por instituições de educação superior devidamente credenciadas independem de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, e devem atender ao disposto nesta Resolução. § 1° Incluem-se na categoria de curso de pós-graduação lato sensu aqueles cuja equivalência se ajuste aos termos desta Resolução. § 2° Excluem-se desta Resolução os cursos de pós-graduação denominados de aperfeiçoamento e outros. § 3° Os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados sem cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino. § 4° As instituições especialmente credenciadas para atuar nesse nível educacional poderão ofertar cursos de especialização, única e exclusivamente, na área do saber e no endereço definido no ato de seu credenciamento, atendido ao disposto nesta Resolução.

(*) Resolução CNE/CES 1/2007. Diário Oficial da União, Brasília, 8 de junho de 2007, Seção 1, pág. 9

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Pós-Graduação em Tutoria em Educação a Distância

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